Empreendedores venezuelanos insignes

Autores

  • Simón A Parisca, MSc Associação Civil Eureka

Resumo

O mundo inteiro vive momentos de mudança radical. Há várias décadas se produzem mudanças económicas, políticas e sociais derivadas da instalação e a implantação de novas tecnologias microeletrônicas, especialmente as tecnologias da informação e as telecomunicações.

A pesquisadora venezuelana Carlota Pérez, no seu libro, globalmente reconhecido “Revoluciones Tecnológicas y Capital Financiero: Dinámica de las Burbujas y las Edades Doradas”, (Edward Elgar, 2002), demonstra como fato histórico que a humanidade se tem desenvolvido em ciclos de ao redor de meio século a partir do surgimento de novos vetores tecnológicos. Segundo Pérez, são cinco as revoluções tecnológicas, reconhecidas desde a “Revolução Industrial”, responsáveis da transformação e o desenvolvimento da economia mundial ao longo dos últimos 240 anos.  Carlota Pérez afirma igualmente que, em cada uma delas, as novas tecnologias impulsaram uma mudança radical das estratégias organizacionais, as práticas gerenciais e as condutas laborais e sociais necessárias para aproveitar com êxito as novas oportunidades que cada una delas oferecia. Mudanças de uma profundidade tal que, em cada ocasião, conduziam a uma transformação total no comportamento das pessoas envolvidas, não somente em seus empregos, senão também em todos os âmbitos de seu quefazer social, comunitário e até pessoal. Uma mudança de uma transcendência tal que Pérez conclui denominando o novo paradigma técnico-económico, como uma mudança no “sentido comum”.

Este preâmbulo é importante para pôr em perspectiva o momento atual de trânsito ao longo da Revolução da Informação e as Telecomunicações. Um processo de transformação que o mundo inteiro tem experimentado ao longo dos últimos trinta anos; desde a popularização do computador pessoal, e mais intensamente nos últimos vinte anos, desde o nascimento da Internet. Um processo que, como toda difusão viral, se desata a partir do pensamento e as ideias de “mentes pioneiras” que, seja por capacidade visionaria o como resultado de uma aguda sensibilidade intuitiva, reconhecem, adotam, demonstram e promovem as oportunidades de desenvolvimento associadas ao novo vetor tecnológico e às mudanças de pensamento e atitude que elas exigem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Simón A Parisca, MSc, Associação Civil Eureka

Engenheiro Magister Scientiarum. Sr. Assessor. Diretor Geral Eureka Civil Association. Venezuela

Publicado

2019-01-11

Como Citar

Parisca, S. A. (2019). Empreendedores venezuelanos insignes. Gestión Y Gerencia, 12(2). Recuperado de https://revistas.uclave.org/index.php/gyg/article/view/2026

Edição

Seção

Editorial