O ser e a verdade Estamos enfrentando o fim da era da verdade?
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.8422803Palavras-chave:
cultura, epistemologia, filosofia, ontologiaResumo
Este ensaio apresenta reflexões preliminares em relação à nova visão de mundo do ser no quadro da epistemologia atual. O objetivo é analisar o conceito de ser para entender como ele se configura a partir de outro conceito fundamental da filosofia: a verdade, abordando teoricamente uma definição de ser, refletindo sobre a existência ou não existência. Por meio de uma revisão documental analítica, inicia-se com um breve passeio histórico pela distinção do ser por quatro autores que trataram do conceito em diferentes momentos históricos: Parmênides, Aristóteles, São Tomás de Aquino e Heidegger, concluindo que a negação da verdade implica a negação do ser.
Downloads
Referências
Arendt, H. (2005). La condición humana. Paidós.
Canal Ana Minecan. (19 de octubre de 2021). El Ser de Parménides. [Archivo de vídeo]. https://www.youtube.com/watch?v=niTl9-FRkCE
Cubillo, A. & Hidalgo, A. (2016). Transmodernidad y transdesarrollo. Ediciones Bonanza [Documento en PDF]. file:///C:/Users/msuarez/Documents/Lecturas/Transmodernidad_y_transdesarrollo_El_dec.pdf
Foucault, M. (1995). La arqueología del saber. Siglo XXI
Gamba Amaya, F. (2015). Bienvenidos al desierto de lo real. Universitas Philosophica, 65(32), pp. 339-346. https://doi.org/10.11144/Javeriana.uph32-65.rzdr
Gómez, E. & Letelier, G. (2023). La verdad de las cosas o si todo es relativo. Centro de estudios tomistas. Universidad santo Tomás. https://www.santotomas.cl/formacion-e-identidad/quienes-somos/capsulas/la-verdad-las-cosas-relativo-2/
Heidegger, M. (1952). De la esencia de la verdad. Revista cubana de filosofía, 10 (2), 5-22. https://www.filosofia.org/hem/dep/rcf/n10p005.htm
Iza Villacís, V.A. (2018). ¿Qué es la verdad? Una breve aproximación al sentido de la verdad en Heidegger y Levinas. Persona, educación y filosofía, 143-153. https://doi.org/10.7476/9789978104934.0009
López, J. (2000). Heidegger y la epistemología. [Tesis de Maestría en Filosofía, Universidad de Chile]. https://repositorio.uchile.cl/bitstream/handle/2250/108771/lopez_j.pdf?sequence=3&isAllowed=y
Lozano, V. (2004). Heidegger y la cuestión del ser. Espíritu LIII, 197-212. [Archivo PDF].
Martí, L.F. (14 de julio de 2021). El ser humano desde la filosofía tomista. Newsmedia Ipade Business School. https://www.ipade.mx/2021/07/14/el-ser-humano-desde-la-filosofia-tomista/
Martínez Miguélez, M. (2006). Ciencia y arte en la metodología cualitativa. Trillas.
Martínez Miguélez, M. (2012). El paradigma emergente. Trillas.
Murillo, J. (2000). Una aproximación al curso de Teoría del Conocimiento de Leonardo Polo. Acta Philosophica, 9(2), 319-338. [Archivo PDF]. https://dadun.unav.edu/bitstream/10171/41698/1/Una%20aproximaci%C3%B3n%20al%20Curso%20de%20Teor%C3%ADa%20del%20Conocimiento%20de%20Leonardo%20Polo.pdf
Órdenes Morales, M. (2018). Conocimiento y verdad según Tomás de Aquino. Revista Chilena de Estudios Medievales (14), 52-63. https://revistas.ugm.cl/index.php/rcem/article/view/210/pdf
Paván, C. (1999). Aproximaciones al concepto aristotélico de ontología. Apuntes filosóficos, 14, 65-81
Ortiz de Landázuri, M. (2016). De la biopolítica a la psicopolítica en el pensamiento social de Byung-Chul Han. Revista de Pensamiento e investigación Social, 17(1). https://doi.org/10.5565/rev/athenea.1782
Rodríguez Magda, R. (1989). La sonrisa de Saturno. Anthropos.
Rodríguez Magda, R. (18 de diciembre de 2021). Ni modernidad, ni posmodernidad: transmodernidad. El País. https://elpais.com/opinion/2021-12-18/ni-modernidad-ni-posmodernidad-transmodernidad.html?event_log=go
Villalobos Finol, O. (2002). El concepto de verdad de Hannah Arendt. Utopía y Praxis Latinoamericana, 16(7), 53-66. file:///C:/Users/msuarez/Documents/Dialnet-ElConceptoDeVerdadEnHannahArendat-2736953.pdf
Webdianoia. (s/f). Filósofos. Santo Tomás de Aquino. Webdianoia (Página web en línea). https://www.webdianoia.com/filosofia/index.htm
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Copyright (c) 2023 Marian Suárez Rojas
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Authors keep their copyrights so articles can be reused for teacher and research purpose. Readers and users can also reuse articles for the same purposes but not for commercial purposes. Ágora de Heterodoxias has no responsibility on information given by collaborators which is not necessarily the point of view of the publication