Construção da identidade com base na linguagem
Palavras-chave:
construção da identidade, linguagem, identidades sociais, cultura equatorianaResumo
O estudo dos processos intersubjetivos de construção e formação de identidades sociais, como lugar simbólico e material de socialização de cosmovisiones particulares, modismos de linguagem, gastronomia e, em soma, específicos modos de vida que diferenciam pessoas e lugares na trama relacional das alteridades próximas e longínquas, ocupa um lugar destacado na teoria social contemporânea, com especial ênfase no alcance e sentido, tanto na teoria como na realidade concreta, dos processos de construção culturais em diferentes zonas da Província do Ouro, em Equador. Este artigo tem por objectivo develar de identidades em base à linguagem; todo isso, na perspectiva diferencial de alguns autores e teorias de carácter sociocultural, psicológicas e antropológicas. Argumenta-se que pensar no processo de formação da identidade, é centrar no desenvolvimento da aprendizagem que insta a constituir de pessoas capazes de sentir, pensar e agir de forma educada, envolvendo-se conscientemente nas atividades econômicas, políticas, sociais e culturais do seu país. Neste trabalho investigativo conclui-se que o Província do Oro se caracteriza pela diversidade cultural, aspecto determinante na construção de identidades diversas, e composta por três elementos essenciais: a subjetividade, a linguagem e a cultura com suas diversas inter-relações domínios dos modelos sócio-cognitivo, sócio-construccionista e da linguagem. A metodologia dá-se por médio da reflexão dialógica, junto à elaboração de percentagens sobre a recurrencia de certas práticas.
Downloads
Referências
Azurmendi, M. J. (2003). Lengua e identidad: a propósito de una publicación reciente. Revista Internacional de Estudios Vascos, Donostia, 48(1), 409 - 429.
Banchs, M. (1996). El papel de la emoción en la construcción de representaciones sociales: invitación para una reflexión teórica. Papers on social representations textes surles représentations sociales, Bogotá, 5(2), 113-125.
Best, R. A. (2012). La identidad cultural en el proceso formativo del instructor de arte. Didáctica y Educación: III (5), 75 - 84. doi:ISSN 2224-2643
Bruner, J. (1990). La elaboración del sentido la construcción del mundo por el niño. Barcelona: Paidos.
Bruner, J. (1998a). Actos de significado: más allá de la revolución cognitiva. . Madrid: Alianza.
Bruner, J. (1998b). Realidad mental y mundos posibles: los actos de la imaginación que dan sentido a la experiencia.Barcelona: Gedisa. Barcelona: Gedisa.
Canagarajah, A. S. (2004). Subersive identities, pedagogical safe houses, and critical learning. In Critical Pedagogies and Language Learning by Norton, B. & Toohey, K.. Cambridge University Press, 116 - 137.
Chomsky, N. (1986). Knowledge of language. New York: Praeger.
Ezcurdia, M., & Moreno de Alba, J. (2005). Proyecto de Investigaciones Filosóficas: Lenguaje, comunicación e identidad. México: Universidad Nacional de México.
Fernández, G. A., Montero, C. D., Martínez, R. N., Orcasitas, G. J., y Villaescusa, P. M. (2015). Calidad de vida familiar: marco de referencia, evaluación e intervención. Siglo Cero, 46 (2)(254), 7 - 29. doi:http://dx.doi.org/10.14201/scero2015462729
Foucault, M. (2005). Las palabras y las cosas. México, D.F: Siglo XXI.
Frank, V. (1991). El Hombre en busca de sentido (Duodécima ed.). Barcelona, España: Herper. doi:ISBN 84-254-1101-7
Galano, M. (1995). Uma aproximaçao metodológica ao estudo das emoçoes. En L. S. Maurer, & S. B. Burihan, Novas Veredas da Psicologia Social: (págs. 147 - 156). Sao Paolo: EDUC-Brasiliense.
Garza, L. E., & Llanes, A. H. (2015). Modelo pedagógico para desarrollar la identidad cultural. Humanidades Médicas, Camagüey, 15(3), 562 - 581.
Gergen, K. (1996). Realidades y Relaciones. Aproximaciones a La Construcción Social. Barcelona: Paidos.
Gergen, K. (2006). El yo saturado dilemas de identidad en el mundo contemporáneo. Barcelona: Paidos.
Giddens, A. (1995). Modernidad e Identidad del Yo. Barcelona: Península.
López, J. (2004). La epistemología contextualista (Un análisis crítico del pensamiento de C. Gutiérrez). En C. Morales, Cinco Maestros del Siglo XX. Cuadernos Prometeo: No 32 (págs. 19 – 50). Heredia: Universidad Nacional Heredia, Costa Rica.
Martínez, Á. J., Fuertes, M., Orgaz, B. B., y Vicario, M. I. (2014). Vínculos afectivos en la infancia y Calidad en las relaciones de pareja de jóvenes adultos: el efecto mediador del apego actual. Anales de Psicología, Murcia : 30(1), 211 - 220.
Maslow, A. (1954). Motivation and personality, (Third edition ed.). New York: Harper & Row, publishers Inc.
Norton, B. (1995). Social Identity, Investment, and Language Learning. TESOL Quarterly Alexandria, Estados Unidos, 29(1), 9 - 31.
Norton, B. (1997). Language, Identity and the Ownership of English. TESOL Quarterly Alexandria, Estados Unidos, 31(3), 409 - 429.
Páez, R. D., Echebarría, E. A., y Villarreal, M. (1989). Teorías psicológico sociales de las emociones. En E. A. Echebarría , & R. D. Páez, Emociones: perspectivas psicosociales (págs. 43 - 140). Madrid: Fundamentos.
Robles, Á. S. (2002). Lengua en la cultura y cultura en la lengua: la publicidad como herramienta didáctica en la clase de E/LE. Centro virtual cervantes: 720-730.
Secretaria de Estado para la Cooperación al desarrollo de Bélgica. (2002). El Concepto de Identidad. Bruselas: Dossier Pedagógico de Vivre ensemble autrement. Recuperado el 29 de 11 de 2016, de http://www.fuhem.es/ecosocial/dossier-intercultural/contenido/9%20EL%20CONCEPTO%20DE%20IDENTIDAD.pdf
Shotter, J. (1996). El lenguaje y la construcción de identidad. Marcelo Packman ( Compilador.) Construcciones de La Experiencia Humana. Barcelona: Gedisa.
Vera, N. J., Rodríguez, C. C., y Grubits, S. (2009). La psicología Social y el Concepto de cultura. Psicologia & Sociedade, Belo Horizonte, 100-107.
Zúniga, S. K., y Villavicencio, A. C. (2015). Afectividad Infantil. Machala: Universidad Técnica de Machala. Disponible en: http://repositorio.utmachala.edu.ec/handle/48000/4117
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Authors keep their copyrights so articles can be reused for teacher and research purpose. Readers and users can also reuse articles for the same purposes but not for commercial purposes. Ágora de Heterodoxias has no responsibility on information given by collaborators which is not necessarily the point of view of the publication