Cuidado humanizado. Reflexão ética e educativa
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.7019279Palavras-chave:
cuidado humano, cuidar ético, formación humanística de enfermeríaResumo
A prática de enfermagem, desde as suas origens, foi considerada como uma ocupação contemplada na experiência prática e no saber comum delegado das antigas ordens religiosas, pelo que a atenção das enfermeiras deste período inicial, enquadrava o seu trabalho na arte de cuidar. É a partir das contribuições de Florence Nightingale como precursora da ciência da enfermagem que emergem diversos modelos filosóficos que revelam o homem como principal objeto de seu cuidado. Assim, o cuidado humanizado está alicerçado no conhecimento científico, na capacidade técnica e na relação terapêutica que o enfermeiro estabelece com o paciente, acolhe o outro de forma calorosa, desfazendo-se de todos os fatores externos que em algum momento possam afetar o cuidado comprometido e de qualidade que cuidado humanizado implica. Apesar disso, estamos inseridos em um mundo globalizado, multicultural e laico, onde a negação do outro se tornou uma prática cotidiana, e onde, além disso, os enfermeiros não são estranhos. Por isso, reitera-se a ideia de que o cuidado às pessoas na contemporaneidade, necessita de uma forte reconsideração rumo à humanização, situando a atuação da enfermagem no campo ético e profissional. Nesse sentido, apresenta-se o seguinte artigo reflexivo, sintetizando o significado do cuidado humanizado, suas reflexões éticas e docentes, a fim de fornecer algumas ideias em um quadro de planejamento para mudanças na formação da disciplina de enfermagem, que promovam o reconhecimento global da esta carreira como uma ciência do cuidado humano.
Downloads
Referências
Hall, DC. Documento básico sobre enfermería. Ginebra (1979).: Organización Mundial de la Salud.
King, I. Enfermería como profesión. Filosofía, principios y objetivos. México DF: Editorial Limusa. (1984).
Vásquez Ceballos Paula Andrea. Desde los ámbitos de enfermería, analizando el cuidado humanizado. Cienc. enferm. 2010 v.16 n.1 Concepción.
Merhy EE. Saúde: a cartografia do trabalho vivo. São Paulo: Hucitec; 2008.
Watson J. Nursing humano science and humano care. A theory of nursing New York, 1988 National League ford nursing.
Monti, FJ. y Tingel, MS. Multiple Paradigms of Nursing Science. Advanced Nursing Sciencie, (2009). 21(4): 64-80.
Fry T. Sara. Ética en la Práctica de enfermería. Una guía para la toma de decisiones éticas. Manual moderno. 3era Edición. México 2010
Watson J. Assessing and measuring caring in nursing and health science. NY: Springer; 2002
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Derechos del/de autor/es a partir del año de publicación
Esta obra está bajo la licencia:
Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Las opiniones expresadas por los autores no necesariamente reflejan la postura del editor de la publicación ni de la UCLA. Se autoriza la reproducción total o parcial de los textos aquí publicados, siempre y cuando se cite la fuente completa y la dirección electrónica de esta revista. Los autores(as) tienen el derecho de utilizar sus artículos para cualquier propósito siempre y cuando se realice sin fines de lucro. Los autores(as) pueden publicar en internet o cualquier otro medio la versión final aprobada de su trabajo, luego que esta ha sido publicada en esta revista.