Cuidado inteligente, a sabiduría de Florence Nightingale na era tecnológica. Fusão de cuidado, inovação e humanidade.
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.12770060Resumo
No marco da celebração do dia Internacional de Enfermeria, realizamos em nossa “Universidade Centroccidental Lisandro Alvarado” as Jornadas Internacionais: “Cuidado Inteligente. La Sabiduría De Florence Nightingale En La Era Tecnológica”. Centrando nossa mirada nos complexos desafios que enfrentam hoje a Enfermeria moderna: o aumento da população, a diversidade de enfermidades e a necessidade de uma atenção personalizada. Neste contexto, a tecnologia se apresenta como um aliado indispensável, nossa história profissional conta que está no século XIX, com a obra de Florence Nightingale, conhecida como a “Dama da Lámpara”, que muda a Enfermeira e o mundo da saúde, para as futuras gerações, seu legado é innegável, estabelecendo práticas fundamentais que perduraram ao longo do tempo. Sua abordagem de higiene, o cuidado humanizado e a atenção integral aos pacientes foram as bases da profissão, fundamentada em valores humanos que Nightingale defendeu impetuosamente. No umbral da era digital, a Enfermería se encontra em um ponto de inflexão donde a tecnologia, com seu potencial disruptivo, também é um farol de esperança para melhorar a saúde humana. Mas como podemos ter certeza de que a inovação tecnológica não se aplica aos valores humanos que Florence Nightingale defendeu com paixão?
A tecnologia nos traz ferramentas poderosas: desde sistemas de informação clínica até aplicativos móveis para o acompanhamento de pacientes. Mas seu verdadeiro impacto foi radical, e como nos integramos em nossa prática diária. A tecnologia pode nos ajudar a detectar clientes em grandes conjuntos de dados, otimizando a tomada de decisões. A saúde não permite levar pacientes em áreas remotas. No entanto, devemos registrar que essas ferramentas são médias, sem multas ao mesmo tempo. Na era digital, encontramos antes uma oportunidade única: fundir a sabedoria de Nightingale com as ferramentas tecnológicas disponíveis para melhorar ainda mais o cuidado humano. A convergência da sabedoria de Florence Nightingale e da tecnologia moderna é nossa oportunidade dourada. Não se trata apenas de dados e algoritmos, sinos de coração e mãos que cuidam. A Enfermeria digital deve ser uma ponte entre a tradição e a inovação, onde a tecnologia amplia nossa humanidade em vez de substituí-la. A Enfermería neste século tem a oportunidade de combinar o melhor do passado com o mais inovador do presente. Sigamos o caminho trazido por Florence Nightingale, adaptando-o às necessidades atuais. Assim, lograremos uma atenção integral, onde a tecnologia e a humanidade convergem para o benefício de nossos pacientes.
Em homenagem a Florence Nightingale, seguimos adelante com valentia, abraçando a era digital com a mesma paixão, que ela tinha pela lâmpada, que iluminava seu caminho. Nossos pacientes merecem o melhor de ambos os mundos: a ciência e o coração. La “Dama de la Lámpara” no solo mudou a Enfermería de sua época; seu legado trasciende o tempo. Nightingale nos ensinou que o cuidado vai mais além da ciência e da tecnologia e que é um ato de compaixão, empatia e conexão humana. Na era digital, devemos manter viva sua lhama, fundindo cada clique de um mouse com a mesma dedicatória, que ela mostrou ao acender sua lâmpada.
Esta iniciativa de Enfermeria digital, reuniu uma equipe do Programa de Enfermeria UCLA em Barquisimeto, Lara Venezuela, maravilhosa e produtora de novas ideias, que logrou temas de luxo, com excelentes conferencistas e uma assistência masiva, evidenciando que, na era tecnológica, Enfermeria continue se preparando em busca da sabidúria, com a mirada colocada à luz da lâmpada de Florence Nightingale, em seus corridos nas noites da Crimeia.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Este trabalho está licensiado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Derechos del/de autor/es a partir del año de publicación
Esta obra está bajo la licencia:
Creative Commons Reconocimiento-NoComercial-CompartirIgual 4.0 Internacional (CC BY-NC-SA 4.0)
Las opiniones expresadas por los autores no necesariamente reflejan la postura del editor de la publicación ni de la UCLA. Se autoriza la reproducción total o parcial de los textos aquí publicados, siempre y cuando se cite la fuente completa y la dirección electrónica de esta revista. Los autores(as) tienen el derecho de utilizar sus artículos para cualquier propósito siempre y cuando se realice sin fines de lucro. Los autores(as) pueden publicar en internet o cualquier otro medio la versión final aprobada de su trabajo, luego que esta ha sido publicada en esta revista.